top of page

O que é a Obesidade?

A obesidade é uma doença que ocorre em todo o mundo, hoje o México e os Estados Unidos disputam o primeiro lugar. Segundo a Organização Mundial de Saúde temos mais de 650 milhões de pessoas obesas no mundo.

Em primeiro lugar, devemos entender que a obesidade é uma doença crônica, isso significa que é uma doença e não tem cura, apenas controle, como a pressão alta e o diabetes. Infelizmente, muitas pessoas, incluindo profissionais da saúde, acreditam que ela é causada por falta de caráter, personalidade fraca, falta de força de vontade etc. Por essa razão o obeso sofre muito preconceito, sendo culpabilizado pela sua própria doença, maltratado e visto como alguém que não merece ser ajudado, às vezes ele próprio acredita nisso.


Já tive pacientes que choraram quando disse que obesidade era uma doença, dizendo que eles nunca tinham recebido essa informação. Eles carregavam a culpa de não conseguir resolver o excesso de peso, de ganhar e perder peso facilmente, muitas vezes de comer menos que outros e engordar. Porque se não entendemos que obesidade é uma doença, achamos que temos um problema de falta de vontade, e isso não é verdade.


A obesidade é uma doença que ocorre em todo o mundo, hoje o México e os Estados Unidos disputam o primeiro lugar. Segundo a Organização Mundial de Saúde temos mais de 650 milhões de pessoas obesas no mundo.


No Brasil isso não é diferente, nós já estamos no mapa mundial da obesidade. Segundo a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), de 2017, do Ministério da Saúde, mostrou que 1 em cada 5 brasileiros (19%) são obesos e que mais da metade da população das capitais brasileiras (55%) estão com excesso de peso.


A obesidade é classificada de acordo com o Índice de massa corporal (IMC) ≥ 30kg/m2 (tabela 1). Portanto, ser obeso, não é apenas sentir que temos gordurinhas a mais.


Tabela 1: Classificação do Estado Nutricional pelo Índice de Massa Corporal (kg/m2).





Essa doença é associada a aumento da pressão arterial, diabetes, colesterol alto, doenças do coração e dos vasos, problemas nos ossos e articulações e câncer. Por isso, a obesidade precisa ser tratada. É uma questão de saúde, não de estética.

Se o seu índice de massa corpórea for maior que 30 procure ajuda. Você tem uma doença que deve ser tratada. Você merece respeito e cuidado. Não aceite não receber um bom tratamento ou ser tratado com desrespeito. E lembre-se é uma doença crônica, então o tratamento não acaba com a perda de peso, você deve acompanhar sempre com um profissional capacitado para isso.


Artigo desenvolvido por: Dra. Andrea Pereira

Comments


bottom of page