top of page
  • Leo Baena

Fotografia de Celular


Os primeiros celulares com câmera chegaram ao mercado no início do ano 2000, as suas fotos eram muito ruins, de baixíssima definição e mal podíamos enxergar nas telas dos nossos antigos e pesados aparelhos celulares o que fotografávamos.


Passados quase 20 anos, o avanço foi tanto que hoje em dia a maioria das pessoas nem mesmo tem uma máquina fotográfica para registrar suas viagens e recordações… E há um grande número de marcas e ótimos aparelhos celulares que nos permite tirar boas fotos e imprimir com bons resultados, sem contar dezenas de aplicativos que ajudam a editar e retocar nossas fotos.


O que quero compartilhar com vocês são algumas dicas simples que ajudarão a melhorar o resultado da sua fotografia usando seu celular:


1 – Limpe a sua lente antes de fazer uma foto:

Deixamos nossos celulares expostos em bolsos, bolsas, apoiados em todo tipo de superfície, e é importante garantirmos de que a lente esteja limpa antes de realizar uma foto.


Pode parecer banal, mas este simples gesto pode melhorar de imediato o resultado da sua fotografia.


2 – Segure o celular com as duas mãos:

A grande maioria das pessoas segura o celular com uma única mão, isso não é errado, mas esquecem de que qualquer pequeno movimento/tremedera que fazemos vai refletir no resultado final da foto.


O ideal é você ter firmeza ao fazer a foto, e o uso das duas mãos ajudará nisso. Use também o botão do volume para disparar a foto.


3 – Verifique as configurações da Câmera:

Tenha certeza de estar fotografando na melhor resolução e qualidade possível, veja as configurações do seu celular, isso ampliará as possibilidades de edições futuras nas suas fotos.


4- Escolha e determine o FOCO!

Clique na tela do seu celular e defina o FOCO no objeto ou assunto principal a ser fotografado, isso vai trazer nitidez para sua fotografia.


5- Ajuste a compensação da exposição

Diferente do nosso olho humano, a câmera não consegue compensar automaticamente uma grande variação de luz no ambiente, mas é fácil corrigir isso, na tela você pode deslizar o dedo para aumentar ou diminuir o brilho até encontrar a melhor exposição que te agrade.


6 – Cuidados ao utilizar o flash

Recomendo não usar, pois o flash dos nossos celulares são bem fracos, ruins mesmo e o seu uso está direcionado para fotografias próximas ao celular… distâncias maiores que dois metros vai iluminar apenas o que está perto do celular e o assunto principal ficará sem nenhuma iluminação, vai piorar o resultado final da foto.


7 – Use de preferência a câmera traseira

A lente frontal não tem mesma qualidade quanto a câmera traseira, em muitos modelos isso significa perder metade da definição ao usarmos a câmera frontal.


8 – Faça fotos da horizontal

Isso permitirá colocar mais informações na sua foto, e depois você pode recortar o que não te agradar.


9 – Não use o Zoom

O celular usa o zoom digital, que diminui a qualidade da foto, a regra aqui é “chegue mais perto” do seu assunto que está sendo fotografado.


10 – Organize e limpe o local antes de fotografar

Por exemplo, encontre um local, uma cor, um fundo que contraste e orne com o objeto a ser fotografado.


Vai fotografar uma mesa? Um ambiente qualquer? Limpe e organize o que será o seu fundo, componha os elementos disponíveis da melhor maneira possível. Toda organização será refletida na sua foto.


11 – Deixe ligado a grade para melhor compor sua fotografia

Esta grade fica apenas visível na tela do seu celular, e ela ajuda muito a termos uma noção e melhorar nossa composição de volumes e elementos que estão na foto.


Ajuda também a garantir que estamos alinhados com linhas retas dos ambientes, como por exemplo horizonte, postes, edifícios e etc…


12 – Faça várias fotos…

É muito comum quando fotografamos por exemplo um grupo de pessoas, alguém estar com olhos fechados, ou mesmo ainda não estar pronto para a foto…então faça várias fotos… várias fotos mesmo!


Isso vai te ajudar a ter a possibilidade de escolher e editar a “melhor” foto daquele momento, e depois você apaga as demais desocupando a memória do seu aparelho.


13 – Use o timer para fotografar um grupo

Fixe o seu celular em alguma superfície, componha a sua foto com a câmera traseira (para garantir uma melhor qualidade da sua foto), ajuste uns 10 segundos e depois faça o clique.


14 – Edite suas fotos

Antes todo mundo mandava revelar seus rolos de filmes, para só depois ver suas fotos… Edite, recorte e retoque suas fotos, o processo de edição é importante para melhorar o resultado final dos seus cliques.


Há dezenas de opções disponíveis e gratuitas, use-as a seu favor!


15 – Explore e crie fotos com efeitos em frente a lente do seu celular

Você pode usar um óculos, um plástico colorido, um espelho na frente da lente do seu celular… Enfim, não há limites para inovar e criatividade é um exercício que cada vez que praticamos melhoramos ao passar do tem


Bons cliques!


Artigo escrito por: Leo Baena.


bottom of page