• Rachel Freire

Dietas para Perda de Peso



Novas dietas e estratégias para emagrecimento são criadas a cada dia e ganham muitos seguidores. Afinal, todo mundo quer perder peso, ganhar saúde e estar em forma. No entanto, a maioria dessas dietas são baseadas em opiniões pessoais, livros e revistas e não em estudos científicos.


Mas o que a ciência diz? A ciência é baseada em estudos realizados laboratórios, bem controlados que busca entender qual o tipo de dieta mais eficaz. Low-carb? Jejum intermitente? Dietas com alto teor de proteína? Dietas vegetarianas? Dietas com alto teor de gordura? Qual a melhor dieta? As opções são muitas e todos ficam perdidos.


Após uma análise bem cuidadosa de centenas de estudos científicos, as principais dietas para perda de peso foram avaliadas e publicadas nesse estudo. E quais as principais conclusões?


Surpreendentemente, aprendemos que não há uma melhor dieta para promover emagrecimento. Em curto-prazo, dietas com alto teor de proteínas, dietas com baixo teor de carboidrato e o jejum intermitente podem funcionar como um acelerador inicial. No entanto, apresentam diversos efeitos indesejáveis e muito cuidado deve ser tomado na sua adoção. Lembrem-se: curto período de tempo (por exemplo: dois ou três meses).


Em longo-prazo, as evidências científicas sugerem que diversas dietas promovem perda de peso similar. O que vai fazer diferença nos resultados é a adesão, ou seja, o quanto você segue a dieta à risca.


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