top of page
  • obesidadebrasil

Você sabe o que é lipedema?

O lipidema é um acúmulo de gordura subcutânea anormal em algumas áreas do corpo, muitas vezes confundida com obesidade. Ele se diferencia da obesidade porque é um acúmulo desproporcional de gordura nas extremidades, principalmente nas pernas e coxas, porém pode acometer os braços também. Infelizmente, ainda é uma doença pouco conhecida, sendo muitas vezes confundida com obesidade.




Aproximadamente, 10% das mulheres do mundo todo sofrem com o lipedema. Essa condição aparece em geral depois da puberdade, porém pode ocorrer após a menopausa ou gravidez, devido as alterações hormonais desse período. Embora a causa seja desconhecida, sugere-se que fatores hormonais, vasculares e linfáticos estão relacionados a essa doença.

Embora, seja já uma doença reconhecida pela Organização Mundial da Saúde, o diagnóstico ainda é tardio, devido a falta de conhecimento dos profissionais da saúde, que muitas vezes fecham o diagnóstico como obesidade.

Os principais sintomas são: sensação de peso no local do acúmulo de gordura, fragilidade capilar tendendo a formação de hematomas com facilidade, dor na região ao toque, na movimentação e na prática de atividade física, piorando progressivamente podendo ocasionar danos permanentes ao sistema circulatório e linfático.

Ainda há um longo caminho a ser percorrido para o diagnóstico precoce dessa doença, reduzindo complicações e melhorando a efetividade no tratamento, porém atividade física e alimentação saudável são fundamentais.

Para ajudar a todos na tarefa de falar mais sobre essa doença, nós do Instituto Obesidade Brasil fizemos uma parceria com o Movimento Lipedema (https://movimentolipedema.org), onde você poderá encontrar mais informações e tirar suas dúvidas.



Fonte:https://www.medscape.com/viewarticle/984266?src=wnl_recnlnew1_ous_221121_MSCPEDIT_&uac=189755PX&impID=4894634

Comments


bottom of page