• Dra. Luciana Umeda

Tratamento do Diabetes Mellitus Tipo 2 e da Obesidade com a Cirurgia Bariátrica


O diabetes Mellitus tipo 2 (DM2) é uma doença crônica, caracterizada pelo aumento constante dos níveis de glicose no sangue, sendo caracterizada pela dificuldade na produção e/ou ação da insulina, hormônio responsável pela entrada da glicose nas células. Esse aumento exagerado na glicemia, pode causar uma série de complicações como: doenças cardíacas, renais, oculares, nervosas e na circulação de sangue. Sabemos que tais complicações diminuem a qualidade e a expectativa de vida do paciente diabético.


Há uma íntima relação entre o aumento dos casos de DM2 e a elevação do peso corporal, sendo o tratamento de ambas patologias baseado em mudanças no estilo de vida e no uso de medicamentos. Dentre as medidas não farmacológicas o aumento da atividade física e a realização de uma dieta mais equilibrada são recomendações fundamentais. Temos um arsenal muito grande para o tratamento medicamentoso do diabetes nos dias atuais, porém as medicações mais modernas que não causam aumento de peso e/ou ajudam na sua perda, ainda são consideradas de custo elevado para a grande maioria dos brasileiros. Portanto, algumas medicações utilizadas para o controle do diabetes, podem causar aumento de peso e alimentar o ciclo vicioso estabelecido.


Um cirurgião americano chamado Walter Pories na década de 90, observou que alguns pacientes obesos e diabéticos que realizaram uma cirurgia bariátrica mi