• Dra. Andrea Pereira

Deficiência de Vitamina B12 e B1 após a Cirurgia Bariátrica



Vitamina B12

A vitamina B12 é um cofator importante no funcionamento dos nervos, interferindo em diversas reações bioquímicas, responsáveis pela produção de neurotransmissores e de componentes do sistema nervoso central, além de ter influência sobre a divisão celular, produção de material genético e de hemácias, no funcionamento mitocondrial e participando no metabolismo de aminoácidos e ácidos graxos. Portanto sua deficiência além de acarretar anemia megaloblástica, interfere também em várias áreas, incluindo o sistema nervoso.


Essa deficiência nas cirurgias do trato gastrointestinal pode chegar a 62%. O mecanismo é multifatorial associado à redução na produção do fator intrínseco, prejudicando a sua absorção no íleo; redução do ácido clorídrico do estômago, reduzindo a bioviabilidade da mesma na alimentação; intolerâncias alimentares, principalmente carne vermelha e outros derivados de origem animal, reduzindo o consumo de alimentos com vitamina B12; e alterações de produção enzimáticas decorrente da cirurgia, levando a alteração na produção de pepsina e consequente prejuízo na digestão de proteínas.


Os sintomas dessa deficiência podem ser fraqueza, depressão, mal-estar, formigamento nas pernas, alteração de memória e desequilíbrio.