• Catharina Paiva

A IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO NUTRICIONAL NA EVOLUÇÃO DA DIETA PÓS CIRURGIA BARIÁTRICA

A cirurgia bariátrica é uma das estratégias de tratamento obesidade, sendo o que apresenta melhor resultado para pacientes com obesidade grau 3.

A cirurgia bariátrica é uma das estratégias de tratamento obesidade, sendo o que apresenta melhor resultado para pacientes com obesidade grau 3. A redução de peso após a cirurgia ocorre pela diminuição do consumo (volume) alimentar e redução da absorção dos alimentos pelo trato gastrointestinal, principalmente de vitaminas e minerais podendo ocasionar alterações clínicas como alopecia, fraqueza, vômitos, náuseas, síndrome de Dumping, diarreia e unhas quebradiças, entre outros. Por isso é extremamente importante que tanto no período pré quanto no pós cirúrgico o paciente seja acompanhado por uma equipe nutricional, para prevenir, evitar ou solucionar tais efeitos.


O protocolo nutricional deve ser desenvolvido para contemplar todas as fases pós cirúrgicas: respeitando a aceitação e tolerância do paciente; seguindo uma progressão de consistência; baseando as orientações de uma alimentação equilibrada. Cada serviço de cirurgia bariátrica apresenta um